Pesquisar este blog

Tradutor

domingo, 31 de julho de 2011

Controles Básicos Financeiros


Você sabe quais são os Controles Básicos Financeiros? Qual a relação entre CBF e CRF? Porque atribuimos ao CRF ser o mais amado e mais odiado dentro de uma das funções básicas da Administração? O controle é uma das ferramentas mais importantes dentro de uma empresa onde é necessário tempo, procedimentos e aferição sempre para verificar a  eficiência e eficácia desses controles.  É a partir deles que as informações se tornam confiáveis para a tomada de decisão acertada por parte do Empresário e/ou Gestor. 

Mas, um dos grandes desafios das pequena e médias empresas é manter controles financeiros eficientes em função das diversas tarefas do dia a dia. Diferente das grandes empresas, o micro empresário muita das vezes acumula funções das diversas áreas de um negócio como: gerenciar equipes, desenvolver pesquisas de mercado, e manter um equilibro financeiro saudável diante dos gastos e vendas mensais. É então que surge a necessidade de se organizar para evitar surpresas no orçamento da empresa.

Em situações que os gestores não possuem nenhum tipo de controle financeiro ou o atual não atende as suas necessidades, o primeiro passo é uma Reestruturação Financeira. Este é um projeto que tem como objetivo, a partir de um diagnóstico da situação atual da empresa, desenvolver ou adaptar controles financeiros básicos como: controle diário das vendas, controle bancário, controle de estoque, controle de contas a pagar, controle de contas a receber, principalmente do cartão de crédito, que hoje é muito comum nas empresas, dentre outros.

Mas não basta apenas ter esses controles em mãos se eles estão desorganizados ou se não trazem informações suficiente que possam auxiliar os gestores em tomada de decisão estratégica da empresa. Será que devo comprar certa mercadoria a vista? O desconto compensa? Quanto devo conceder de desconto para o cliente? Ou é melhor um prazo no pagamento? Às vezes o que pode ser bom para o cliente nem sempre é para a empresa!

Existe uma forma de satisfazer o cliente e manter uma relação saudável com o fornecedor sem prejudicar o fluxo de caixa do empreendimento? Sim existe! Aprenda não só a implantar e manter os controles gerenciais da empresa, mas principalmente, saber extrair deles informações úteis que possam responder as diversas dúvidas do dia a dia na gestão de um negócio!

Sucesso Sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando