Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Implantação do Projeto Orçamentário OBZ (Orçamento Base Zero)

Um dos grandes desafios das pequenas e microempresas é conseguir desenvolver um sistema de planejamento financeiro, com base na elaboração de orçamentos, de modo que se possa, ao longo do tempo, estabelecer o controle entre o que foi orçado e o que foi realizado em um determinado período.

Muitas dessas dificuldades estão relacionadas ao dia a dia desses micro e pequenos empresários, que, diferentemente dos grandes empresários, muitas vezes acumulam funções de diversas áreas de um negócio, tais como: gerenciar equipes, desenvolver pesquisas de mercado, gerir estoques, controlar fluxo de caixa, custos e controlar pontos de equilíbrio e outros. É então que surge a necessidade de se organizar para evitar surpresas no orçamento da empresa.

Durante todo o tempo, o micro e pequeno empresário acabam necessitando de uma gama de informações voltadas para a tomada de decisão. Quando tais informações não estão disponíveis no tempo e na qualidade desejada, acaba comprometendo a eficiência e a eficácia da empresa e, até mesmo, sua saúde financeira.

Nesse contexto é importante a realização de um orçamento empresarial como peça fundamental para a realização do planejamento e controle financeiro. No entanto, tal orçamento só consegue desempenhar a sua função, quando é elaborado dentro da realidade da organização em um processo de projeção futura.

Nos últimos anos, estudos de orçamento tem sido desenvolvidos  no sentido de buscar adotar uma metodologia mais flexível, com  base no levantamento de possíveis situações futuras das empresas, sem se basear em dados passados e sim em dados a serem obtidos no futuro. Essa metodologia é denominada “Orçamento Base Zero” (OBZ) e pode ser adotada em diversos portes de empresas.

O Orçamento Base Zero (OBZ) segue a vertente dos conceitos que buscam manter o orçamento mais flexível, bem como utilizar essa ferramenta gerencial como o principal instrumento de controle e avaliação do desempenho dos gestores. As empresas que adotam o conceito de OBZ discutem anualmente, na época da elaboração do orçamento, cada uma de suas atividades, considerando a necessidade ou não de sua existência. O OBZ requer que os proponentes das despesas discricionárias justifiquem cada despesa continuamente.

A Exata Soluções Consultoria é especialista na implantação do Projeto Orçamentário OBZ a partir do Modelo de Gestão Financeira para a Micro e Pequena Empresa conforme demonstrado pelo Fluxograma a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando