Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tocantins é destaque nacional no Programa de Educação Financeira

Durante a tarde desta sexta-feira, 22, na sala de reuniões da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), todos os 21 educadores tocantinenses que se destacaram durante a participação no Programa de Educação Financeira foram premiados com Netbooks, enquanto os alunos envolvidos com as atividades ganharão ou um aparelho de MP4 ou uma viagem, o que ainda será definido. Participou da cerimônia de entrega das premiações o secretário da Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, a subsecretária da Educação Básica, Marciane Machado, as diretoras regionais de ensino, além de outros servidores da Seduc.

Segundo Marciane Machado, o sucesso da primeira participação do Estado no programa foi tamanho que, na próxima edição, o número de participantes será aumentado. “Os nossos educadores se saíram muito bem neste primeiro contato com a Educação Financeira, tanto que foram considerados destaques nacionais devido ao formato de monitoramento que utilizaram. Este Programa é muito interessante, pois promove aos alunos a possibilidade de se capacitarem em relação ao empreendedorismo, à maneira como devem administrar os recursos que têm ou que virão a ter, e a matemática é fundamental nestes momentos. Como a experiência foi bem sucedida em todas as quatro Diretorias Regionais de Ensino pioneiras, vamos levar este Programa às outras nove também, ainda durante este ano”, ressaltou a subsecretária, que destacou, também, que a implantação do Programa de Educação Financeira no Tocantins é fruto da parceria entre a Seduc e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz).

Educando adultos de amanhã
Professor de matemática no Colégio Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins, Gustavo Luiz Andrade de Lucena afirmou que o contato com os estudos financeiros tornará os alunos mais responsáveis com os investimentos que virão a fazer. “Os estudantes receberam muito bem esta novidade e pelo que pude perceber, eles absorveram muito bem os conteúdos transmitidos. Eu creio que teremos uma resposta positiva e poderemos ter este retorno a partir do acompanhamento das ações financeiras deles, que se cadastraram e poderão ser monitorados. A experiência foi positiva, já que educando financeiramente um jovem hoje, certamente teremos um adulto mais responsável no futuro”, profetizou o professor do 2º ano do Ensino Médio.

Programa Educação Financeira
Em maio deste ano, os educadores já haviam sido premiados simbolicamente em um workshop internacional de Educação Financeira, realizado no Rio de Janeiro, com o tema “Avaliação de Impacto do Projeto de Educação Financeira nas Escolas em 2010”.

Em 2011, o programa Educação Financeira está sendo desenvolvido nas 13 diretorias regionais de Ensino, em 17 escolas, e envolvem 163 professores, 17 assessores de currículo e 534 alunos do ensino médio.

Ainda neste ano, a equipe do programa planeja ministrar workshop nas escolas, promover palestras para servidores da Educação e divulgar as boas iniciativas como blogs, sites e artigos sobre o assunto.
O programa Educação Financeira é coordenado pelo Coremec – Comitê de Regulação e Fiscalização dos Mercados Financeiros, de Capitais e de Seguros, de Previdência de Capitalização, do Ministério da Fazenda e tem as secretarias da Educação como parceiras.

Parabéns ao Estado de Tocantis e que sirva de exemplo para todos os Estados da Federação.
Emerson Santana  

Sucesso Sempre!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando