Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Passos para organizar suas finanças!!!

O planejamento financeiro pessoal é a cada dia mais relevante na vida das pessoas, pois é através dele que conseguimos tomar decisões acertadas e nos prepararmos para as armadilhas de um mercado cada vez mais propenso a instigar o consumo das pessoas e famílias.

Conforme uma pesquisa da Fecomércio publicada em setembro de 2011, 49,2% dos entrevistados ainda tem o hábito de realizar compras por impulso, sendo que 50,8% planejam as suas compras.

A se pensar que algumas pesquisas revelam que 80% das intenções de compra se desfazem a partir do momento que as pessoas saem do ambiente de compra, pode-se afirmar que o Planejamento Financeiro é uma grande ferramenta para escapar deste impulso que traz uma felicidade momentânea, porém, uma enorme reengenharia de cálculos futuramente.

Para organizar as finanças é necessário seguir três passos primordiais, sendo eles:

Passo 1 - Fazer o levantamento de tudo o que se tem e tudo o que se deve, isto é, todos os ganhos e despesas. Ao identificar os ganhos, faça as seguintes perguntas; tenho a possibilidade de aumentar os meus rendimentos? Como fazer isso? Dentro de quanto tempo? Posso dar aulas? Vender produtos? Utilizar o meu tempo vago para outras atividades? Se a resposta for sim, ótimo, comece desde já o seu plano de ação para alcançar o objetivo de aumentar a sua renda. Se a resposta for não, você deve focar em seus grupos de despesas. Ao identificar suas despesas utilize a regra do F (Fundamental) N (Negociável) D (Dispensável) para classificá-las. Isso irá contribuir e muito para você conseguir determinar prioridades de gastos em sua vida.

Passo 2 - Identificado os ganhos e despesas o segundo passo é traçar os objetivos e ações para o aumento de receitas e redução de gastos. Geralmente, esses objetivos irão passar pela determinação de períodos curtos para que a satisfação do grande esforço  realizado seja compensatória e traga um sentimento de vitória.

Passo 3 - Traçados os objetivos, agora é o momento de traçar as metas, estratégias e vantagens para você e sua família. Um exemplo clássico: Muitas das vezes temos o hábito e o compromisso de sair com a família todos os finais de semana, claro que isso é para o nosso bem estar e de toda a família como uma opção de lazer. Ao identificar essa opção de lazer, podemos identificá-la através da regra F N D. Essa opção de lazer é Fundamental, Negociável ou Dispensável? Essa resposta pode variar em função do momento em que vivemos, mas se ela for negociável podemos diminuir o número de saídas e passeios? Já começamos a ver uma luz no final do túnel, não é verdade? Podemos substituir a deliciosa pizza por um passeio a tarde num parque de diversão com um delicioso soverte? Essas vantagens e estratégias irão muito contribuir para a realização e o sucesso do Planejamento Financeiro.

Mas lembre-se, o Planejemanto Financeiro para ser realizado precisa de três passos fundamentais:



Texto: Emerson Santana.
* Especialista em Gestão Financeira pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company



Sucesso Sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando