Pesquisar este blog

Tradutor

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Poupar x Investir - Saiba mais...


Existem muitas dúvidas ao se pensar em poupar ou investir. É a mesma coisa? Não exatamente, embora, para investir seja necessário poupar, nem sempre quem poupa investe.

Podemos definir “poupar” como o ato de gastar com moderação; não desperdiçar; economizar, entre outros. O ato de poupar nos remete a uma segurança temporária, livre de problemas de ordem financeira e que pode nos proporcionar a possibilidade de investir.

Mas, definir metas de poupança está relacionado muito aos nossos anseios, como o padrão de vida que desejamos levar e se ao poupar teremos como objetivo o consumo ou investimento futuro.

Podemos definir “investir” como o ato de empregar; tomar posse de; fazer com que o dinheiro poupado se multiplique, sendo beneficiado pelo juro ou pela valorização de mercado do bem adquirido, seja ele bem móvel, imóvel, ações, entre outros.

O desejo pelo investimento é sempre muito tentador, pois nele está intrínseco o sentimento da vitória, da conquista, do ganho real. Já a poupança costuma ser um exercício doloroso que  restringe temporariamente esse sentimento.

Mas lembrem-se, poupar é um hábito que nos levará ao ato de investir. Sempre que houver investimento, haverá riscos, então, o recomendado é investir por oportunidade e não por necessidade, jamais aplicando ou se desfazendo por completo de suas reservas (poupança).

Texto: Emerson Santana.
* Especialista em Gestão Financeira pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

Sucesso Sempre!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando