Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A temporada de caça está aberta...


A temporada de caça ao consumidor está aberta oficialmente desde o dia 30 de novembro. Conforme mencionado no artigo anterior; Armadilhas do Governo; o COPOM (Conselho de Política Monetária) reduziu a taxa Selic de 11,5% para 11%, assim como o IOF (Imposto sobre operações financeiras) para financiamentos pessoa física, de 3% para 2,5% e da alíquota do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) para alguns produtos. Para a linha branca, o governo reduziu de 15% para 5% e 0% para os produtos – tanquinho e fogão.

Com a injeção de bilhões de Reais na Economia devido a 1ª parcela do 13° salário e a generosidade do governo ao se abdicar de aproximadamente 2,6 bilhões de Reais em arrecadação com a redução do IPI e outros impostos com o propósito de incentivar o consumo, a temporada de caça ao consumidor começa empolgante, mas está com data marcada para acabar, isto é, março de 2012. Como o Governo brinca com a população brasileira, além de não incentivar, desestabiliza qualquer  planejamento das famílias ao agir dessa forma: veja a matéria em março de 2012. Se o prazo já tivesse sido divulgado anteriormente, as famílias poderiam ter executado um planejamento para essas compras e não terem sido lançadas ao consumo desenfreado do período de fim de ano.

Mas, atenção!!!

Algumas armadilhas estão aí para capturar e iludir os consumidores mais afoitos e com o dinheiro em mãos. Alguns comerciantes e redes de lojas estão repassando esse desconto somente para as compras à vista, ou seja, para parcelamento os valores das parcelas estão os mesmos anteriores ao anúncio do governo.

A dica é: controle-se ao impulso da compra sem necessidade, pare, pense, avalie e planeje-se.

Sucesso Sempre!!!

Texto: Emerson Santana.
*Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando