Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 23 de março de 2012

Entre mortos e feridos...

Salvaram-se todos?

Infelizmente, não.

Estamos apenas no primeiro trimestre de 2012 e surgiram as novas vítimas da Temporada de Caça  aberta em novembro de 2011. As vítimas são os jovens com idades entre 18 a 25 anos que passaram a contribuir com o aumento da inadimplência neste início de 2012.

Afinal, quem irá sobreviver? 

Acredito e reafirmo que a solução está pautada na inserção da Educação Financeira para crianças e jovens desde cedo na fase escolar. O país não pode mais ter gerações vítimas de uma epidemia de depressão e outras doenças somatizadas por questões financeiras pela sua ineficiência no processo educacional. Chega!!! É hora de acordar para a vida e mudar essa condição que está sendo imposta a sociedade.

Quantas famílias mais serão destruídas, desestruturadas e ficarão doentes por falta apenas de uma Política Educacional capaz de agir e cuidar da nossa saúde física e mental?

Até quando seremos vítimas dessa política insana do consumo promovida pelo próprio Governo através de suas armadilhas? (Veja o artigo - Armadilhas do Governo)

Segundo o Jornal Metro, de 23 de março de 2012, os jovens estão procurando cada vez mais, financiamentos. Entre os produtos mais caros estão os celulares, motos e carros.

Pesquisa do Serasa Experian mostra que a participação de consumidores jovens com idades entre 18 a 25 anos na demanda de créditos no Brasil corresponde a 18%. É o maior percentual desde 2008, lembram-se da "marolinha"? Somente nos meses de janeiro e fevereiro 2012, o percentual de jovens inadimplentes saltou de 11,76% para 16,15%, representando um crescimento de 37%.

Podemos atribuir esses resultados ao despreparo dos jovens em face ao crédito abundante. Logo se tornam vilões o cheque especial e cartão de crédito que possuem as taxas mais elevadas.

Não comprometer mais de 30% do orçamento com prestações é uma das regras básicas de sobrevivência financeira. O recomendável é utilizar alguns Passos para Organizar as Finanças e fazer valer o ditado: "Entre mortos e feridos, consegui me salvar."

Sucesso Sempre!!!

Texto: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando