Pesquisar este blog

Tradutor

terça-feira, 15 de maio de 2012

Cartão de Crédito - você sabe utilizá-lo?

Sem dúvida, o Cartão de Crédito é uma das principais ferramentas de crédito disponível no mercado para o consumidor, sendo um importante instrumento de gestão das finanças pessoais. Em contrapartida é também um dos grandes vilões do orçamento familiar quando não utilizado de forma consciente e inteligente.


Vantagens
O Cartão de Crédito oferece dentre algumas vantagens a segurança e comodidade. O simples fato de não ter que carregar grandes quantias de dinheiro, preservando a nossa segurança e nos deixando livres do processo burocrático de aprovação de crédito nas lojas, justifica a sua utilização.

Outra vantagem é por ser utilizado como forma de pagamento nas modalidades de débito e crédito. A que mais nos beneficia é sem dúvida a opção do crédito, onde é possível utilizar do planejamento para efetuar a compra de acordo com a data de vencimento da fatura e pagar com até 40 dias. Para isso, basta ligar na operadora do cartão e se informar sobre a "data boa" para compra.

Exemplo: 
* Vencimento da fatura - dia 25
* Data boa para compra - a partir do dia 16
* O pagamento da compra realizada estará agendado somente para o próximo mês.

Comprando no dia certo, sabendo do vencimento da fatura, anotando os gastos no ato da compra e estabelecendo um limite de compras para este vencimento dentro do seu orçamento e não dentro do limite do cartão, ficará muito mais fácil ter a gestão de suas finanças.

Débito ou Crédito?
Ao ser questionado pelo(a) atendente e/ou comerciante sobre a forma de pagamento é bom fazer valer a máxima:

"Na vida temos que ter sempre crédito, nunca débito"

Um dos motivos para a escolha do crédito é justamente utilizar do planejamento a seu favor, se livrando do impulso da compra e acumulando pontos em programas de fidelidade que as operadoras oferecem para troca de produtos, descontos e acúmulo de milhas para viagens. No caso do débito, isso não acontece. Então, no restaurante quando lhe perguntar sobre "débito ou crédito", você saberá o que responder?

Vale lembrar que nada nos impede de negociar bons preços mesmo na condição de crédito, ai vai da habilidade de cada um.

Desejo a todos - Boas compras!!!

Sucesso Sempre!!!

Texto: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando