Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Auto Escola - Indicador de Gestão: FATURAMENTO - Desvendando o Mistério!!!

DESVENDANDO O MISTÉRIO


AUTO ESCOLA - Você empresário, conhece os 


indicadores de gestão da sua empresa?


Desde 2010, atuando no segmento de Auto Escola, a Exata Soluções Consultoria vem traçando um perfil e informações deste segmento, com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento dessas empresas. A Exata Soluções Consultoria, estará publicando artigos de diversos indicadores de gestão, que poderão auxiliar essas empresas neste mercado tão competitivo.

Indicador de Gestão: Faturamento x comparativo do mesmo período com mais empresas do segmento, tanto da capital, quanto do interior do Estado.

No primeiro artigo lançado sobre o indicador de gestão, FATURAMENTO (leia mais), abordamos e conceituamos o período de sazonalidade que as empresas do segmento passam ao longo do ano. Demonstramos a importância do conhecimento deste indicador para a execução de ações de modo a minimizar ou maximizar os efeitos dessa sazonalidade. 

O intuito de demonstrar a existência desses períodos é alertar aos empresários do segmento que o FATURAMENTO apresenta oscilações de crescimento e queda em períodos muito comuns ao longo do ano e que a partir de um planejamento financeiro eficiente é perfeitamente possível superar as dificuldades de queda e oportunidades de crescimento deste indicador.

Vejamos abaixo, os gráficos de Auto Escolas da capital e interior do Estado, desvendando o mistério da sazonalidade.

Empresas da capital: "X" e "U"
Empresas do interior: "Y" e "Z"












Podemos destacar:

Período sazonal 1: queda de janeiro para fevereiro e/ou março (carnaval).
Período sazonal 2: queda de maio para junho.
Período sazonal 3: queda de outubro a dezembro.

As oscilações de crescimento do faturamento, geralmente atingem de 3 a no máximo 4 picos acima do intervalo de normalidade de faturamento que se forma ao longo do ano. Algumas empresas apresentam maiores ou menores variações em crescimentos de faturamento em virtude de ações de vendas e marketing diferenciadas.

Já os períodos sazonais são característicos do segmento e se revelam nos meses sinalizados em "vermelho". Sendo assim, os empresários do segmento, a partir desses trabalhos realizados poderão se preparar melhor para enfrentar o ano de 2014.

Porém, cuidado ou estejam em alerta, pois eventos como CARNAVAL, COPA DO MUNDO E ALTOS CUSTOS EM INVESTIMENTOS EM CÂMERAS NOS VEÍCULOS E SIMULADOR DE DIREÇÃO, poderão interferir e muito nestas sazonalidades iminentes em 2014.


Estamos abordando neste primeiro momento somente o indicador de gestão Faturamento.
Em breve outros estudos de caso serão publicados.

Att.

Emerson Santana


Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando