Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Auto Escola - Indicador de Gestão: FATURAMENTO -Você conhece o seu segmento?

AUTO ESCOLA - Você empresário, 

conhece os 

indicadores de gestão da sua 

empresa?

Desde 2010, atuando no segmento de Auto Escola, a Exata Soluções Consultoria vem traçando um perfil e informações deste segmento, com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento dessas empresas. A Exata Soluções Consultoria, estará publicando artigos de diversos indicadores de gestão, que poderão auxiliar essas empresas neste mercado tão competitivo.


Indicador de Gestão: Faturamento - Mistério desvendado!!!

No artigo anterior, Faturamento: Desvendando o Mistério!!! (leia mais), este indicador foi apresentado como forma de esclarecer e demonstrar os períodos sazonais existentes neste segmento. Na oportunidade, os dados apresentados eram até o mês de outubro, onde até então, dois períodos críticos de faturamento já haviam sido sinalizados com quedas bruscas de faturamento, sendo eles: fevereiro e março (período de carnaval) e de maio para junho.

A Exata Soluções Consultoria, através de estudos, informações e conhecimento de mercado, sinalizou o período de outubro a dezembro como um potencial período sazonal de queda de faturamento, com o intuito de auxiliar e alertar os empresários desse segmento para o período que se iniciaria.  Este período de fim de ano é o mais sensível aos cofres da Auto Escola, principalmente, pelo aumento dos compromissos e despesas e diminuição de faturamento.  Os efeitos desse período podem ser desastrosos para o ano que se inicia, com a redução do capital de giro da empresa, mudança de comportamento do consumidor, entre outros. Leia mais sobre o artigo: Cartão de Crédito - mudança de comportamento do consumidor.

Vejamos abaixo o gráfico do artigo: Faturamento: Desvendando o Mistério!!!


Encerrado o ano de 2013, a Exata Soluções Consultoria apresenta no gráfico abaixo o resultado do período sazonal de quatro empresas que já implantaram o Modelo de Gestão Financeira. 

O Modelo de Gestão Financeira nos permite acompanhar, diagnosticar, intervir e promover ações capazes de preservar a saúde financeira da empresa, mesmo em períodos como esses. 

E mais uma vez, demonstramos aqui o conhecimento de mercado a ser repassado aos empresários desse segmento com o intuito de se prepararem, aprimorarem e fazer desse segmento, um segmento forte e sustentável. 

Afinal, o que era falta de informação, dúvida ou ceticismo de alguns profissionais e lideranças de instituições que deveriam repassar essas informações ao segmento, não procede mais...



Analisando o gráfico, podemos identificar a queda do faturamento a partir de outubro nas empresas "X", "Y" e "U". A única que apresentou uma curva de crescimento de novembro para dezembro, o que é incomum, foi a empresa "Z". Fato este justificado pela ação de vendas eficiente junto ao público sobre a implantação do Simulador de Direção a partir de 2014, trazendo para dezembro uma demanda pré-existente de janeiro. 

Este indicador de gestão é importante para a sua empresa? Você tem a gestão deste indicador?

Abordamos neste artigo o indicador de gestão Faturamento.

Em breve outros estudos de caso serão publicados.

Att.

Emerson Santana

Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando