Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Auto Escola - Indicador de Gestão: FATURAMENTO em queda?

AUTO ESCOLA - Você empresário, 

conhece os 

indicadores de gestão da sua empresa?


Desde 2010, atuando no segmento de Auto Escola, a Exata Soluções Consultoria vem traçando um perfil e informações deste segmento, com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento dessas empresas. A Exata Soluções Consultoria, estará publicando artigos de diversos indicadores de gestão, que poderão auxiliar essas empresas neste mercado tão competitivo.

Indicador de Gestão: Faturamento

Um dos maiores temores dos empresários é sem nenhuma sombra de dúvidas os períodos de queda de faturamento da empresa. As despesas, por mais assombrosas que sejam apresentam uma linha de estabilidade com leves oscilações em alguns períodos característicos como no início e fim de ano. Conforme o gráfico abaixo, podemos perceber claramente a linha de estabilidade das despesas de duas empresas de diferentes segmentos. Já o faturamento é literalmente uma montanha russa, com oscilações de tirar o fôlego de qualquer de um, conforme demonstrado no gráfico. Ambas as empresas adotam o Modelo de Gestão Financeira da Exata Soluções Consultoria.


O ano de 2014 é sem dúvida um ano de grandes expectativas pelo seu calendário peculiar, carnaval no mês de março, vários feriados no primeiro semestre com possibilidades de se emendar vários dias para um merecido descanso, além é claro, do evento Copa do Mundo que irá nos proporcionar alguns feriados extras. Como se não bastasse tudo isso ainda temos o temor da inflação que nos ronda, crise no setor de energia, uma economia instável e uma recessão iminente, mascarada e amarrada por ser um ano eleitoral (veja mais em: Sinais de enfraquecimento da economia).

O ano de 2014 para o segmento de Auto Escola também é um ano peculiar, pela implantação e obrigatoriedade do Simulador de Direção (prorrogado pelo Denatran até 30/06/2014), implantação das câmeras nos veículos e filmagens dos exames de direção, cobrança de taxas de acesso ao sistema e tantas outras coisas que ainda poderão vir.

Então, como ficará o faturamento de uma empresa com todas essas incertezas?

Mas, o ano de 2014 não começa assim tão diferente de outros anos. A Exata Soluções Consultoria vem mapeando este segmento com informações e estudo de mercado com o intuito de preparar os empresários para que se pratique uma administração profissional e sustentável que possibilite superar todas essas incertezas.

Na administração tratamos Despesas como "realidade" e Faturamento como "expectativa". 

O faturamento de uma empresa por ser uma "expectativa" é algo muito sensível e dependente das condições de mercado e economia, liderança e atuação dos concorrentes, do perfil do consumidor, entre outras condições. Sendo assim, a informação e conhecimento passa ser uma das principais armas para lidar com esta instabilidade.

Identificado os períodos sazonais deste segmento (leia mais: FATURAMENTO - mistério desvendado!!!), é possível perceber como a linha de faturamento de quatro empresas apresenta variações semelhantes, respeitando, obviamente a particularidade de cada mercado e região. Vejamos no gráfico abaixo:



Vale a pena ressaltar que a empresa "X" (Capital), "Z" (Interior) e "U" (Interior) apresentaram a mesma linha de tendência e queda de janeiro a março. Já a empresa "Y" (Capital) apresentou uma leve recuperação do faturamento de fevereiro para março, não diferente do mesmo movimento e tendência comparado ao seu ano de 2013. Uma característica relevante desta empresa e que pode justificar esta reação de mercado é a sua classificação quanto ao público, isto é, uma empresa situada em uma região nobre e que atende um público de classe social "A". As razões e justificativas sobre mais esta avaliação devem ser tratadas de forma específica e separadamente.

No gráfico a seguir, podemos observar os períodos de queda de faturamento e os meses sazonais.





Períodos de queda e que antecedem aos meses sazonais.
Períodos: 
Janeiro a fevereiro
Maio a Junho
Outubro a Dezembro




Meses:
Fevereiro
Junho
Novembro e Dezembro




Vejamos outros gráficos comparativos:










Faturamento em queda?

Diante dessas informações, as empresas devem se preparar e acompanhar de perto o seu faturamento de forma a minimizar o impacto dos períodos que estão por vir, principalmente, os meses com feriados prolongados e o evento Copa do Mundo.

Este indicador de gestão é importante para a sua empresa? Você tem a gestão deste indicador?

Abordamos neste artigo o indicador de gestão Faturamento.


Em breve outros estudos de caso serão publicados.

Att.


Emerson Santana


Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando