Pesquisar este blog

Tradutor

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Auto Escola - Indicador de Gestão Faturamento: 1⁰ trimestre 2015

AUTO ESCOLA - Você empresário, 

conhece os 

indicadores de gestão da sua 

empresa?



Desde 2010, atuando no segmento de Auto Escola, a Exata Soluções Consultoria vem traçando um perfil e informações deste segmento, com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento dessas empresas. A Exata Soluções Consultoria, estará publicando artigos de diversos indicadores de gestão, que poderão auxiliar essas empresas neste mercado tão competitivo.

Indicador de Gestão: Faturamento - 1
  trimestre de 2015



O ano de 2015 iniciou-se sob forte expectativa econômica sobre os indicadores de produção e crescimento do país (PIB), a inflação, a estabilidade da economia, geração de empregos e escândalos, que pareciam não abalar a "segura" e "sólida" economia brasileira demonstrada com orgulho durante as campanhas eleitorais. O que vimos depois do fechamento deste primeiro trimestre são resultados nada animadores. Recessão declarada e retração da economia através do fechamento de inúmeros postos de trabalho, inflação 25% aproximadamente acima do teto da meta, o aumento do preço dos combustíveis, energia elétrica e alimentos. Atingimos nesse primeiro trimestre, indicadores econômicos muito próximos de 20 anos atrás. A luz de alerta está acesa!!!

Como ficarão então os empresários do segmento de Auto Escolas? Estas empresas serão atingidas? Em um processo de recessão da economia toda a cadeia produtiva sofre e já começamos a perceber a mudança no comportamento dos clientes e resultados das empresas neste período.

Um resultado marcante foi a manutenção ou diminuição do perfil de compras dos clientes com o cartão de crédito nas Auto Escolas. Até 2014 este perfil apresentava uma tendência de crescimento. Porém, com a recessão da economia, percebemos a limitação do crédito disponível o que está afetando o poder de compra, parcelando-se mais as compras dentro do limite disponível e comprando menos na modalidade débito. Algumas empresas apresentavam índices de 48% na modalidade débito em 2014, já no fechamento deste 1 trimestre de 2015 este índice baixou para 32%. 

Apesar de todo esse cenário de turbulência econômica, o comportamento do faturamento das Auto Escolas se apresentou de forma previsível conforme o gráfico abaixo. Foi apurado o resultado de 6 (seis) empresas (Auto Escola "X"; "Y"; "Z"; "U"; "K"; "J") de diferentes regiões de Minas Gerais e Rio de Janeiro demonstrando ser uma característica do segmento. Podemos traçar um perfil de comportamento através da linha de faturamento para os próximos anos quando o "Carnaval" tiver sua data de realização em fevereiro. Vimos que em 2014, quando o "Carnaval" teve sua data em março, as variações da linha de faturamento das Auto Escolas apresentaram diversas combinações e variações. Veja mais no artigo Faturamento 2013 x 2014.

i


Podemos observar que as variações foram exatamente as mesmas, ou seja, uma queda de faturamento de janeiro para fevereiro e crescimento de fevereiro para março, variando a intensidade dos índices de empresa para empresa em função de condições e particularidades de mercado. Vejamos as observações a seguir:

Empresa "X"
* queda de 45,05% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 16,49% de fevereiro para março

Empresa "Y"
* queda de 24,29% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 21,56% de fevereiro para março

Empresa "Z" 
* queda de 33,00% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 28,05% de fevereiro para março

Empresa "U"
* queda de 39,75% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 42,5% de fevereiro para março

Empresa "K"
* queda de 45.44% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 82,08% de fevereiro para março

Empresa "J"
* queda de 7,19% de janeiro para fevereiro
* crescimento de 19,44% de fevereiro para março

Diante de tamanhas oscilações no faturamento, faz-se necessário a utilização das ferramentas de gestão, conceitos de apuração de resultados e lucro, assim como um estudo para definir o capital de giro necessário para o andamento da empresa. Pelo alto custo de operação dessas empresas passa a ser primordial o planejamento financeiro da empresa para a sua sobrevivência e manutenção no mercado de forma sustentável. A cada dia, a busca pelo aprimoramento e profissionalização passa a ser essencial para ocupar um lugar de destaque neste mercado tão competitivo.

O 2⁰ trimestre de 2015 requer uma atenção maior dos empresários do segmento, haja visto que o mês de abril em algumas cidades do país terão até 3 feriados e um do mês de maio que exercerá forte influência ainda no mês de abril, o feriado de sexta feira - 1maio. Seguindo a tendência dessas análises, o mês de abril apresentará vendas menores que o mês de março. 

A montanha russa 2015 começou!!!. 

O mês de junho tem como característica monitorada nestes últimos anos uma tendência de queda em relação a maio. Então, é bom se preparar, controlar os custos da empresa e não entrar em dívidas neste período.

Este indicador de gestão é importante para a sua empresa? Você tem a gestão deste indicador?

Abordamos neste artigo o indicador de gestão Faturamento.


Em breve outros estudos de caso serão publicados.

Att.



Emerson Santana


Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company 












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando