Pesquisar este blog

Tradutor

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Auto Escola: Indicador de Gestão "Aluguel" quanto este indicador representa na estrutura de despesas da sua empresa?

AUTO ESCOLA

Você empresário, 

conhece os 

indicadores de gestão da sua 

empresa?


Desde 2010, atuando no segmento de Auto Escola, a Exata Soluções Consultoria vem traçando um perfil e informações deste segmento, com o intuito de auxiliar e promover o desenvolvimento dessas empresas. A Exata Soluções Consultoria, estará publicando artigos de diversos indicadores de gestão, que poderão auxiliar essas empresas neste mercado tão competitivo.

Indicador de Gestão: Indicador "Aluguel"


Os Centros de Formação de Condutores são micro empresas, administradas pelos seus proprietários mais pelo conhecimento técnico do que realmente pelo conhecimento gerencial. Geralmente, são empresas que tentam sobreviver a cada ano para conseguir atender às exigências sempre impostas para a renovação do alvará. Agindo assim, essas empresas acabam deixando de lado as ferramentas imprescindíveis a uma boa administração, como: planejamento, organização, controle, direção, designação. 

Esse tipo de comportamento é peculiar neste setor, são tantas as imposições, que falta tempo e energia para pensar na própria empresa. Pensar na própria empresa, significa minimamente, aplicar as funções básicas da Administração. A gestão da informação dos indicadores de despesas são primordiais para proporcionar resultados confiáveis e uma gestão administrativa mais eficiente.

A despesa com o aluguel de um imóvel para a atividade empresarial é sempre um item que preocupa muito o empresário, afinal, ali será estabelecido e consolidado a identidade visual da empresa e a referência comercial do empreendimento. Ficar mudando de local a cada fim de contrato não é uma boa, por isso é importante a escolha do local, perspectiva de permanência e uma boa negociação financeira de contrato.

Mas qual o valor ideal a se pagar por um aluguel que se encaixa com o perfil e estrutura de despesas da sua empresa? Entende-se que para o início das atividades de uma empresa, o que realmente vale; além de respeitar as dicas citadas no parágrafo anterior; é a disponibilidade dos recursos como capital de giro e planejamento que sustentará esta despesa até a empresa consolidar a sua estrutura de vendas e posição no mercado. No caso de Centro de Formação de Condutores, diante da estrutura necessária e exigida para o funcionamento, este índice já é possível ser mensurado.

O índice do indicador "Aluguel" foi analisado em 5 empresas por um período de até 5 anos, observando e respeitando a capacidade produtiva, estrutural e regional destas empresas. O índice do indicador "Aluguel" foi identificado observando o padrão financeiro gerado, sendo assim, estabelecendo o quanto este indicador representa dentro da estrutura de despesas das empresas, através da aplicação do Modelo de Gestão Financeira da Exata Soluções.

Vejamos o quadro a seguir:



De acordo com as informações obtidas, vamos às seguintes observações:

CFC 1 - apresentou um índice médio de 4,28%
CFC 2 - apresentou um índice médio de 4,09%
CFC 3 - apresentou um índice médio de 1,28%
CFC 4 - apresentou um índice médio de 4,42%
CFC 5 -apresentou um índice médio de 9,62%

As variações deste indicador podem ocorrer em algumas situações:

1- índice crescente:
Este índice poderá sofrer um aumento de sua representatividade nos reajustes anuais de contrato de locação; no término de contrato e uma nova negociação e até mesmo na redução da estrutura de despesas da empresa. Como exemplo, podemos citar um projeto orçamentário para redução de custos gerais da empresa, mas se houver um reajuste superior do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) ou uma renegociação de contrato que seja favorável ao locador, o peso deste indicador irá aumentar. No ano de 2014 o IGP-M foi de 4,46% (BACEN), sendo que no ano de 2015 o IGP-M(BACEN) foi de 11,80%, ou seja, um reajuste de 164,57%. Como este reajuste já está previsto em contrato, naturalmente ele irá apresentar um peso maior na estrutura de despesas da empresa.

2- índice decrescente:
Este índice poderá sofrer uma redução de sua representatividade em uma nova negociação de contrato por oportunidade e não por necessidade. Este exemplo se enquadra no momento atual de recessão, uma mudança de local, talvez no mesmo bairro com um valor de contrato mais atrativo.

O comportamento e padrão identificado dentro das estruturas dos CFC's, independe de suas regiões, é praticamente o mesmo, salvo as duas anomalias identificadas, o que nos permite opinar:

* O CFC 3 apresentou um índice médio de 1,28%, muito em função de uma ótima negociação de contrato e solidez financeira.

* O CFC 5 apresentou um índice médio de 9,62%, porém, o ano de 2015 o índice foi 12,55%. Isto sugere que o valor de aluguel deste imóvel está muito acima da capacidade estrutural desta empresa para os padrões de Centro de Formação de Condutores.

Podemos concluir e sugerir, através deste estudo que o índice ideal do indicador "Aluguel" deve ser abaixo de 5%. 


Este indicador de gestão é importante para a sua empresa? Você tem a gestão deste indicador?

Abordamos neste artigo o indicador de gestão Aluguel.

Em breve outros estudos de caso serão publicados.

Emerson Santana

Texto/Opinião: Emerson Santana.
* Graduado em Ciências Econômicas pela UFSJ – São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão em Finanças  pela UFSJ- São João Del Rei/MG
* Especialista em Gestão, Educação e Segurança para o Trânsito - Belo Horizonte/MG
* Consultor Administrativo e Financeiro
* Ministra Cursos de Orçamento Pessoal e Familiar
* Ministra Cursos de Gestão Financeira para MPE's in Company 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Continue nos visitando